terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Entrevista sobre roteiro para quadrinhos com Primaggio Mantovi


Primo, como gosta de ser chamado Primaggio Mantovi, é citado pelo historiador Álvaro de Moya, em A História da História em Quadrinhos, como um dos pioneiros desta arte no Brasil. Começou com o cowboy Rock Lane e Recruta Zero nos idos de 1960. Já criou histórias para a Disney no Brasil e no exterior. Inclusive cuidou da Escolinha Disney, que, na Editora Abril, desenvolvia novos talentos. Seu personagem o palhaço Sacarrolha vendeu 130 mil exemplares da sua edição de estréia na década de 70. Atualmente, ele tem se dedicado a cursos sobre quadrinhos e outros projetos, como veremos nesta entrevista exclusiva ao blog criandoHQ.


Primo, qual a importância do roteirista para uma história em quadrinhos?
Primo: Considerando que a qualidade do roteiro é a "alma" da HQ (nenhum desenho, por melhor que seja, salva um mau roteiro), a sua importância é "vital" para o sucesso.

O que é mais importante num bom roteiro?
Primo: A originalidade acoplada a um bom aproveitamento.

Quais HQ são bons exemplos de roteiro?
Primo: Só pra citar um punhado: Asterix, Carl Barks (Donald & Tio Patinhas), Tex (o último western/HQ que merece ser lido, por seu estilo "cinematográfico"), Calvin & Haroldo (um arraso de humor inteligente). No campo das tiras, Laerte "de outrora". Além dele? Um tremendo vazio (à espera de ser preenchido). Na charge, Ziraldo é imbatível!

Como se tornar um roteirista?
Primo: Ler (qualquer coisa, de bula de remédio às obras clássicas), assistir de tudo (sem discriminação!), observar (atentamente) tudo o que acontece a sua volta (o tempo todo e "sem piscar"!).

Como publicar uma história?
Primo: Escreva uma boa história (fuja do dejavú!), acredite nela! (se quiser apresentar um projeto completo e não souber desenhar, forme dupla com alguém de sua admiração e confiança). Saia a campo, com fé, esperança, perseverança, humildade e pronto pra enfrentar um "sim" ou um "não" com a mesma "tranquilidade".

O mercado vive um bom momento para roteirista?
Primo: O campo do roteiro da HQ made in brazil já foi melhor! Mas existem outros terrenos ainda "virgens" e rentáveis. Ou seja: a profissão de roteirista não é limitado à HQ.

Por fim, quais seus projetos na área de quadrinhos?
Primo: Os meus projetos pra 2012 são: fazer um workshop sobre roteiro em Paraibuna (Ah, ah!), lançar o livro sobre Walt Disney (por volta de março, abril), lançar uma edição especial em comemoração aos 40 anos do meu personagem Sacarrolha, concluir e lançar o livro sobre roteiro & Ilustração, que está em andamento. Por enquanto é isso!
Como você viu, pra "enriquecer" a resposta incluí todos os projetos.
Sem querer puxar a brasa pro assunto Disney, o livro "fala" sobre os filmes e o método utilizado pelo estúdio pra desenvolver os roteiros dos desenhos animados e também dos filmes ao vivo!


Nos dias 28 e 29 de janeiro, Primo estará na Fundação Cultural em Paraibuna ministrando um workshop gratuito sobre roteiro para quadrinhos. Serão doze horas de atividades, das 14 às 20h no sábado e das 10h às 16h no domingo. As inscrições devem ser feitas pelo telefone 12 3974 0716.

Leia também

Nenhum comentário:

Postar um comentário